02/05/2019 15h41 - Atualizado em 02/05/2019 15h42

Saiba como impedir a proliferação do Aedes Aegypti em casa

A dengue é uma doença que preocupa todos os brasileiros e com as chuvas e o forte calor, a população deve estar sempre em alerta para eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypit.

Nos quatro primeiros meses do ano de 2019, o Espírito Santo contabilizou um número maior de notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Diante dessa situação, algumas medidas podem ser adotadas dentro de casa para evitar a picada desse mosquito.

Veja aqui o 17º boletim da dengue.

Veja aqui o 17º boletim de zika.

Veja aqui o 17º boletim chikungunya.

A utilização de repelente é eficaz para a proteção contra esse inseto, entretanto, só é recomendado os produtos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo aplicados nas partes expostas do corpo e por cima das roupas. Outra forma de prevenção, é o uso dos inseticidas, que devem ser aplicados no amanhecer e/ou no entardecer do dia, horários em que os mosquitos mais picam.

Objetos como raquetes elétricas, vaporizadores, telas nas janelas, velas à base de citronela e mosquiteiros também ajudam a manter o vetor distante da casa.

Contudo, essas medidas não impedem a reprodução do mosquito. Para eliminar os pontos propícios para essa ação, é preciso que a população não deixe água parada em galões, tampinhas, garrafas pets e pneus, por exemplo. Pratinhos de plantas e recipientes utilizados pelos animais domésticos precisam ser limpos diariamente.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da doença são febre alta, manchas no corpo, dores nas articulações, dor de cabeça, coceira, náuseas, vômitos e extremo cansaço. O paciente deve procurar orientações médicas no início das manifestações para que o tratamento seja eficaz.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard