17/02/2022 17h12 - Atualizado em 22/02/2022 14h55

Saiba os sintomas e tratamento de arboviroses

Todos estão suscetíveis às arboviroses como dengue, zika e chikungunya, por isso, é importante que após apresentar os sintomas as pessoas busquem o Sistema Único de Saúde (SUS), para o diagnóstico e tratamento adequado do vírus. Estes são oferecidos de forma integral e gratuita à população.

De acordo com a médica infectologista e referência técnica dos arbovírus da Secretaria da Saúde (Sesa), Theresa Cristina Cardoso Silva, não há tratamento específico para as arboviroses, mas algumas medidas podem ser tomadas após o diagnóstico.

“Para aqueles que estão com sintomas leves é recomendado fazer repouso, ingerir bastante água para facilitar o combate do vírus em seu organismo, além disso, o paciente não deve tomar medicamentos por conta própria. É essencial, antes de tudo, buscar uma Unidade de Saúde para receber orientações médicas”, explicou.

Sintomas da Dengue

Entre os principais sintomas da dengue estão:

- Febre alta > 38°C.

- Dor no corpo e articulações

- Dor atrás dos olhos.

- Mal-estar.

- Falta de apetite.

- Dor de cabeça.

- Manchas vermelhas no corpo. 

Já a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

 

Espírito Santo registra mais de 60 casos de zika em 2022

O Espírito Santo registrou em 2022, 63 casos de zika. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (17).

O boletim informa ainda os casos de dengue e Chikungunya. Foram confirmados 970 e 156 casos, respectivamente, no mesmo período.

Veja aqui o 6º boletim da dengue.

Veja aqui o 6º boletim de zika.

Veja aqui o 6º boletim chikungunya. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard