17/02/2016 15h02 - Atualizado em 17/02/2016 15h21

Sesa continua encontros de mobilização para combate ao Aedes aegypti

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, deu continuidade na tarde dessa terça-feira (16), aos encontros para envolver e mobilizar os setores capixabas no combate ao mosquito Aedes aegypti. Mais de 50 pessoas ocuparam o auditório do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), entre eles representantes do sistema de transportes de todo o Estado. Oliveira também se reuniu com a diretoria da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), em Vitória.

Durante os encontros, o secretário ressaltou a necessidade do empenho de toda a população para eliminar o mosquito, que representa perigo à saúde por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Ele também listou as ações que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado para o combate ao Aedes aegypti.

O público que ocupou o auditório do Setpes fez questionamentos sobre as doenças e revelou o que já vem adotando para combater o mosquito. O presidente do Setpes, Jerson Antônio Picoli, colocou em evidência o trabalho desenvolvido pelo secretário Ricardo de Oliveira, que tem buscado todos os setores da sociedade capixaba para solicitar apoio nessa luta. “Abrimos esse espaço aqui no Setpes para que o secretário nos trouxesse mais informações sobre o mosquito e a forma mais correta de combatê-lo”, disse Picoli.

Ricardo de Oliveira ressaltou que o Governo do Estado não tem medido esforços para essa guerra contra o mosquito. Lembrou que o Espírito Santo foi o primeiro Estado do país a comprar repelentes e que já está sendo distribuídos para as gestantes de todo o Espírito Santo. Também há veículos da Sesa à disposição dos municípios no combate ao mosquito, além de bombas costais, material informatizado, como folder, cartazes e veiculação de campanhas nas rádios e TVs para orientar a população.

“A preocupação do Governo do Estado é muito grande. Por isso, estamos nos empenhando ao máximo e investindo para que consigamos diminuir esse problema que atinge todo o país. A questão é tão grave que esse problema deixou de ser local, nacional, para se tornar uma preocupação mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem fazendo alertas de que é necessário o empenho da maioria dos países para resolver essa questão”, disse Oliveira.

Uma das empresas presentes na reunião explicou que já está colocando em prática a ação de combater os focos do vetor da dengue, zika e chikungunya. Revelou que duas vezes por semana é feita a vistoria em todos os setores da empresa, principalmente no pátio da garagem, para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Esse trabalho permitiu a redução de 75% de resíduos no pátio da empresa.

Jerson Picoli, presidente da Setpes, deixou claro que todas as empresas que compõem o sindicato farão a sua parte para conscientizar o setor da importância de se combater o mosquito. “Nosso transporte estará à disposição do Governo do Estado para colocarmos cartazes e demais informativos que possibilitem os passageiros a terem acesso à informação”, garantiu.

O Setpes congrega hoje 42 empresas de transporte coletivo de passageiros. São os seguintes segmentos que compõem o sindicato: Sistema Municipal de Vitória, Sistemas Municipais do Interior, Sistema Rodoviário Intermunicipal; Fretamento e Turismo; e Transporte Escolar Fretado (fora da Grande Vitória).

Aderes

A diretoria presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), Lúcia Dornellas, se colocou à disposição para estudar ações que podem colaborar na guerra ao mosquito. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, reforçou, durante a reunião, que o momento é de envolver todos os atores possíveis e disse que o lixo representa preocupação por favorecer a reprodução do Aedes aegypti.

A diretora presidente da Aderes revelou que a agência trabalha junto a 68 associações de catadores de lixo de todo o Espírito Santo e que, em um primeiro momento, esses grupos poderiam participar dos mutirões de combate ao foco do mosquito promovido pelas prefeituras. “Acredito que podemos dar a nossa contribuição dessa forma nesse primeiro momento”, disse Lúcia Dornellas.

O secretário Ricardo de Oliveira afirmou que a intenção agora é realizar uma reunião mais ampliada, com a participação, inclusive, dos secretários de Serviços Urbanos dos municípios da Grande Vitória e com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde