19/08/2016 17h39 - Atualizado em 19/08/2016 17h45

Sesa continua enfrentamento contra o Aedes aegypti

O Gabinete de Monitoramento de Combate ao Aedes aegypti retomou a agenda de reuniões, nesta sexta-feira (19), com apresentação dos dados da dengue e de infecção pelo Zika, números que estão em queda no Estado. Técnicos das Superintendências Regionais de Saúde de Colatina, Vitória e de São Mateus destacaram o declínio dos casos durante o ano e as ações adotadas nos municípios para combate ao mosquito.

Durante o encontro, foi reforçado que mesmo com um cenário positivo, com os 78 municípios capixabas com baixa incidência de dengue nas últimas semanas epidemiológicas, este é um momento para se manter a vigilância e o controle do vetor. Também foram apresentados na reunião, os dados de Chikungunya, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e sífilis congênita. A próxima reunião do Gabinete de Monitoramento acontece no dia 16 de setembro.

Parceria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vão promover uma série de reuniões regionais com o objetivo de mobilizar os municípios para a continuidade do combate ao transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika. O primeiro encontrou aconteceu na última quinta-feira (18), na Região Metropolitana.

Nesta etapa das reuniões, as equipes do Governo do Estado vão levar aos municípios informações e orientações que contribuam para sensibilizar a população quanto à necessidade de mudança progressiva de hábitos. A intenção é mostrar que, com ações simples, como o uso e o armazenamento adequado de água e com o fim do despejo de resíduos e entulhos em ruas e terrenos baldios, é possível reduzir o número de focos do mosquito Aedes aegypti.

Na próxima terça-feira (23), será a vez dos municípios da Região Central, em Colatina. Os municípios da Região Sul se reúnem no dia 26, em Cachoeiro de Itapemirim, e por fim, no dia 30, a última reunião acontecerá em São Mateus, direcionada para os municípios do Norte do Estado.

Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27