07/03/2016 12h03 - Atualizado em 07/03/2016 12h04

Sesa disponibiliza mais 30 mil repelentes para municípios  

A Secretaria Estadual da Saúde do Espírito Santo (Sesa) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (07), mais 30 mil frascos de repelente para os municípios capixabas. O produto está nas superintendências regionais, localizadas em Cariacica (Metropolitana), Colatina (Central), São Mateus (Norte) e Cachoeiro de Itapemirim (Sul).  Esta é a última remessa dos 75 mil frascos que o Governo do Estado comprou para as gestantes que fazem pré-natal na rede pública a fim de protegê-las da picada do mosquito Aedes aegypti.

O Espírito Santo é o primeiro Estado do país a comprar e distribuir repelentes com o objetivo de evitar que as grávidas sejam picadas pelo mosquito e contraiam o zika vírus, prevenindo assim possíveis casos de microcefalia em bebês em gestação. De acordo com a coordenadora estadual da Rede Materno-Infantil, Eliane Silva, os repelentes devem ser entregues às gestantes nas consultas de pré-natal. Ela ressalta que a entrega deve ser registrada pelo profissional de saúde no prontuário da paciente e na caderneta da gestante, que fica com a mulher.

Os repelentes foram distribuídos aos municípios em quatro remessas. Foram entregues 10 mil repelentes na primeira remessa, em 28 de janeiro; 10 mil na segunda, dia 4 de fevereiro; 25 mil na terceira, em 18 de fevereiro; e agora estão sendo entregues os 30 mil restantes. “Todos os municípios foram contemplados em todas as entregas. O produto está sendo distribuído de acordo com o contingente populacional do município e com a quantidade de notificações de gestantes com suspeita de infecção pelo zika vírus”, comenta a coordenadora.

Eliane Silva Vale ressalta que todas as gestantes dos 78 municípios capixabas acompanhadas na rede pública de saúde serão contempladas com repelente. Ela orienta que, além de usar o produto, as gestantes se protejam com medidas individuais, tais como manter portas e janelas fechadas ou teladas e usar calça e camisa de mangas compridas. Mas a principal medida, conforme argumenta a coordenadora, é eliminar os focos de água parada para evitar a proliferação do mosquito.

 

Saiba mais sobre a entrega de repelentes às gestantes

 

- Em que momento a gestante receberá o repelente?

Os repelentes serão entregues às gestantes durante as consultas de rotina do pré-natal realizadas na rede pública de saúde mensalmente.

 

- A gestante já passou pela consulta de pré-natal deste mês. Como terá acesso ao repelente?

A gestante que tiver passado pela consulta de pré-natal antes do início da entrega dos repelentes será contatada pelo serviço de saúde municipal e convidada a voltar à unidade de saúde para receber o produto, ou receberá a visita do agente comunitário de saúde ou de outro profissional de saúde. A mulher pode também entrar em contato com a unidade de saúde onde ela realiza o pré-natal e solicitar a entrega do produto. A orientação é para que o município faça uma busca ativa das gestantes para garantir que todas recebam o repelente.

 

- Quantos frascos de repelente a gestante receberá?

 

Serão entregues dois frascos de 200 ml a cada consulta mensal, pois essa quantidade é suficiente para um mês. Em casos excepcionais, o profissional de saúde poderá fornecer uma quantidade maior, desde que ele justifique.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Texto: Juliana Rodrigues

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa-ES

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard