05/11/2021 17h22 - Atualizado em 05/11/2021 17h23

Sesa divulga 43° boletim da dengue, zika e chikungunya

Ter conhecimentos sobre a forma de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, é fundamental para diminuir o número de infectados pela doença e eliminar possíveis focos do inseto.

O mosquito se reproduz ao depositar seus ovos em recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas que, ao término desse ciclo, se transformam em mosquitos adultos. Manter o quintal limpo, lavar os pratinhos dos animais com água e sabão frequentemente, utilizando uma bucha para retirada de possíveis ovos, são algumas formas de prevenir o mosquito.

De acordo com a enfermeira do Programa de Educação em Saúde Ambiental do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (GEVS), Mayra Rodrigues, estar atento aos detalhes para evitar a reprodução do inseto é fundamental para a prevenção.

“Quanto mais conhecimento em relação à dengue e às demais arboviroses a população tiver, maior é a possibilidade de transformá-lo em hábitos que serão fundamentais na prevenção. E é indispensável que a comunidade participe por meio da mobilização social”, explicou a enfermeira.

A dengue pode causar sintomas como febre alta, vômito, diarreia, dores musculares, dores nas articulações, dor de cabeça e ao movimentar os olhos e manchas vermelhas no corpo, além disso, em casos mais graves é capaz de levar à morte.

 

Veja aqui o 43º boletim da dengue

Veja aqui o 43º boletim de zika

Veja aqui o 43º boletim chikungunya

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard