28/01/2022 17h51

Sesa divulga boletim da dengue, zika e chikungunya

A população precisa estar ciente das ações de combate ao Aedes aegypti e tornar as ações um hábito na prevenção. Além de realizar os cuidados nas residências semanalmente, a comunidade pode aderir a determinados métodos que ajudam a minimizar os riscos. 

Entre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estão a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d’água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas. 

Espírito Santo registra mais de 20 casos de zika em 2022

O Espírito Santo registrou, na terceira semana epidemiológica deste ano, 28 casos de zika. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (27). 

O boletim informa ainda a incidência de dengue e chikungunya. Foram confirmados 482 de dengue e 66 casos de chikungunya, no mesmo período. 

Veja aqui o 3º boletim da dengue.

Veja aqui o 3º boletim de zika.

Veja aqui o 3º boletim chikungunya. 

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

-Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard