24/09/2015 10h17 - Atualizado em 24/09/2015 10h19

Sesa orienta população a manter vigilância contra a dengue

06/07/2015 - 09:58
 
Asscom/Sesa
AsscomAsscom
No quintal, certifique-se de que tonéis, caixas d´água e outros depósitos de água estejam limpos e bem tampados.

No combate à dengue, todos os esforços são bem-vindos e necessários. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta que cada um, dentro de sua residência, pode ajudar a eliminar os focos do mosquito que transmite a doença, o Aedes aegypti, além de adotar uma postura para evitar a criação de novos focos. As medidas são simples, e talvez por isso algumas passem despercebidas. A dica, então, é fazer uma lista com tudo o que deve ser verificado para que nenhum item seja esquecido.

No quintal, certifique-se de que tonéis, caixas d´água e outros depósitos de água estejam limpos e bem tampados. Não deixe baldes e garrafas abertas de boca para cima eretire folhas e outros detritos das calhas para que a água da chuva possa escoar. É importante também manter o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado. Elimineinclusive recipientes pequenos que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas.

Se por algum motivo houver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade. Para quem cultiva plantas, é importante não deixar acumular água nos vasos. Deve-se ter atenção também às vasilhas de água e comida dos animais de estimação. Esses recipientes devem ser bem escovados nas bordas e serem mantidos sempre limpos.

Em locais pouco utilizados dentro de casa, como banheiro da área de serviço, por exemplo, é preciso manter fechadas tampas de vasos sanitários e de ralos. Também épreciso ficar atento a outros pontos do interior da residência, como a bandeja que fica atrás da geladeira. Ela deve ficar sempre limpa e sem água.

E se for sair de férias, lembre-se de fechar as tampas dos vasos sanitários e os ralos dos banheiros. Tampe também os ralos pouco usados, mas que tenham a possibilidade de acumular água, como os da área de serviço e de lazer.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a lista de verificação seja repassada toda semana e sempre antes de viajar, já que a casa ficará sem vigilância por um período de tempo maior.


Dicas de prevenção

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha a grama aparada e o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard