Teatro orienta pacientes e acompanhantes a combaterem mosquito
A união da arte com a informação tem o ingrediente perfeito para uma ação de apoio na conscientização das pessoas. Já imaginou entrar em um hospital e encontrar um grupo de seis jovens tocando violão, fazendo paródia e um deles vestido de mosquito? Essa cena será vista algumas vezes, nesta quarta-feira (24), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória. No primeiro instante pode parecer cômico, mas a iniciativa é séria: visa combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya.
Pneus, garrafas, galões e vasos de plantas com água vão decorar o cenário para a apresentação da peça teatral da Companhia de Teatro Ó Comédia, composta por jovens com idade entre 16 e 18 anos. Os atores voluntariamente produziram uma peça para o Dia D de combate ao mosquito no hospital. A ação vai utilizar o teatro para mostrar os riscos que as pessoas sofrem quando não cuidam dos ambientes que podem acumular água parada em suas casas.
Roteirista e ator da Companhia de Teatro Ó Comédia, Francis Souza reforça que o combate ao mosquito precisa ser uma ação coletiva, inclusive com a participação de crianças e jovens. “Acreditamos que a arte pode mudar o jeito de agir das pessoas, incentivando a população a eliminar os focos de proliferação do mosquito”, afirma.
O diretor-geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, José Donizetti Stoque explica que a unidade de saúde possui uma função social importantíssima para a comunidade. “Essa é uma iniciativa de humanização muito importante promovida aqui no hospital porque engaja as pessoas no combate ao mosquito. Mostra, a partir da reprodução da realidade, o que acontece quando a gente não elimina água parada em nossas casas. Ou seja, todo mundo sofre as consequências”, acrescenta Stoque.
A apresentação da peça teatral no Hospital Estadual de Urgência e Emergência acontece a partir de 9 horas nas recepções, e se estenderá para as enfermarias e para a reunião de acolhimento para acompanhantes. Em seguida, a Companhia de Teatro Ó Comédia, em parceria com a equipe multidisciplinar e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vai entregar folhetos com orientações nas unidades de internação.
Sobre a Companhia de Teatro Ó Comédia
Formada por 12 jovens entre 16 e 18 anos, a Companhia de Teatro Ó Comédia surgiu em 2014, na Escola José Leão Nunes, em Cariacica. Na ocasião, o grupo resolveu participar de uma competição com uma produção inspirada no perfil da turma, que era dinâmica e divertida. A aposta deu certo: o grupo participou de uma competição das escolas estaduais localizadas no município e ficou em primeiro lugar.
Dengue e zika no Espírito Santo
Foram notificados 13.970 casos de dengue entre 03 de janeiro e 13 de fevereiro de 2016 no Espírito Santo. Destes, 68 são suspeitos da forma grave e 15 são óbitos sob investigação. Até o dia 18 de fevereiro o Estado registrou 1.739 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 20 confirmados laboratorialmente (15 em Vitória, 02 em Vila Velha, 01 em Cariacica, 01 em Aracruz e 01 em São José do Calçado).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3198-6363
Foto: Comunicação/HEUE