19/02/2016 18h06 - Atualizado em 19/02/2016 18h07

Último lote de repelentes chega até o final do mês

O último lote dos 75 mil frascos de repelentes adquiridos pelo Governo do Estado chega até o final do mês. A informação foi repassada durante a nona reunião do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Aedes aegypti, realizada nesta sexta-feira (19), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória.

Após a chegada do produto, as Superintendências Regionais de Saúde começam, imediatamente, a distribuição para todos os municípios. O repelente é direcionado às gestantes de todo o Estado.

Participaram da reunião desta sexta (19), além de representantes da Saúde dos municípios, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o subsecretário de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde, Magnus Bicalho Thezolin, a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, e o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Francisco José Dias da Silva.

Também na reunião, as Superintendências Regionais de Saúde do Sul, Norte e Central apresentaram as ações que foram realizadas no último sábado (13), no Dia D de Combate ao Mosquito, que aconteceu em nível nacional. No sul do Espírito Santo houve carreata, divulgação nas rádios locais, carros de som e 15.300 panfletagens. Foram 102 profissionais da saúde que percorreram 13 municípios.

Já na região Central, dos 18 municípios, nove fizeram o mutirão e entraram de cabeça na guerra contra o mosquito. Os outros municípios garantiram que irão programar um novo Dia D para fazer mutirão. Na Região Norte, dos 14 municípios, 11 participaram das atividades no último sábado.

A próxima reunião do Gabinete de Monitoramento será realizada na próxima sexta-feira (26/02).

Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br